Treinamento de escuta qualificada de crianças migrantes é realizado no AM
Manaus – Encerra nesta sexta (29) capacitação sobre técnicas de escuta de crianças e adolescentes migrantes promovido por cooperação entre a Defensoria Pública da União (DPU) e o Centro Internacional para o Desenvolvimento de Política Migratória (ICMPD), financiado pela União Européia, por meio do projeto Mieux Initiative. O treinamento é voltado a defensores e colaboradores da DPU no Amazonas e a convidados de outros órgãos e entidades que atuam na rede de acolhida migratória em Manaus (AM).
A ação tem como objetivos a troca de conhecimentos para melhor assistir as crianças e adolescentes migrantes, principalmente as provenientes da Venezuela, aprimorando a capacitação dos defensores e colaboradores da DPU no AM e da rede que atua em conjunto na realização de escutas com crianças e adolescentes migrantes. No total, 25 pessoas participam desta etapa.
No primeiro dia do treinamento, as especialistas do Mieux Irene Kosica e Patriia Van Elk apresentaram as várias técnicas e ferramentas de comunicação,e seus efeitos, com a criança e o adolescente. Em seguida, utilizando-se de dinâmicas e práticas de simulação com os participantes, mostraram como se dá a comunicação afetiva e efetiva com crianças – de diferentes idades – por meio de atitudes de aproximação e linguagem adequada, inclusive em situações desafiadoras, apresentadas em forma de casos, para que os participantes discutissem a melhor abordagem. “Primeiro, precisamos prestar atenção nas emoções das crianças para, então, avançar”, resumiu Irene Kosica, ao simular dinâmica de atendimento.
Para a assistente social da DPU no AM Tayna Penaranda, o primeiro dia do treinamento “foi uma experiência maravilhosa que dá mais fôlego profissional e oportunidade de ter contato pessoal com outros profissionais e de fortalecer a rede de acolhida ao migrante”.
O treinamento desta sexta envolve mais atividades práticas. Os trabalhos estão sendo acompanhados também pela co-gestora de projetos no ICMPD/Mieux, Julia Guerin.
RBC/MCA
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União