Notícias
18º Fórum da ONU sobre Questões de Minorias: DPU reforça papel institucional na defesa de grupos vulneráveis

Genebra – A Defensoria Pública da União (DPU) ampliou sua presença nos debates internacionais sobre igualdade, justiça e proteção de grupos vulneráveis ao promover um evento paralelo durante a 18ª sessão do Forum on Minority Issues das Nações Unidas. O tema geral deste ano foi The Contribution of Minorities to Diverse, Resilient, and Peaceful Societies, traduzido como A Contribuição das Minorias para Sociedades Diversas, Resilientes e Pacíficas.
A delegação da DPU foi liderada pelo defensor público-geral federal, Leonardo Cardoso de Magalhães, que reafirmou o compromisso institucional com a defesa dos direitos de minorias e com o fortalecimento da democracia no Brasil.
O evento paralelo, intitulado The DPU as an Institutional Guardian of Minority Rights and Democracy in Brazil, foi organizado pelo defensor público federal Sérgio Caetano Conte Filho, coordenador do Grupo de Trabalho LGBTQIA+ da DPU.
O painel foi moderado por Thomas de Oliveira Gonçalves, assessor-chefe da Assessoria Jurídica da instituição, e contou com a apresentação da defensora pública federal Rafaella Mikos Passos, assessora especial de Diversidade, Igualdade e Inclusão, coordenadora do Observatório da Violência Contra as Mulheres e vice-diretora da Escola Nacional da DPU.
O evento foi precedido por uma reunião técnica com a Missão Permanente do Brasil em Genebra, representada pelo diplomata André Simas, na qual a DPU apresentou suas ações relacionadas à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), destacando a relevância da entrega de documentos internacionais durante a conferência e sua atuação nos Fóruns de que participou em Genebra.
A participação da Defensoria reforça o papel central da instituição na promoção dos direitos humanos, na proteção de minorias e na construção de sociedades mais inclusivas e pacíficas.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União