DPU – Direitos Humanos

Notícias

Reunião entre DPU e ACNUR estreita relações para promover direitos de refugiados

Brasília – A Defensoria Pública da União (DPU) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) participaram na última quarta-feira (25) de reunião na sede da DPU para estreitar as relações das instituições e discutir atualizações do plano de trabalho vigente. A visita também contou com a apresentação de Davide Torzilli, que atuará como representante da ACNUR no Brasil pelos próximos quatro anos.

Desde 2012, DPU e ACNUR tem uma parceria bastante importante no atendimento de refugiados e apátridas que chegam ao Brasil, com acordo de cooperação que assegura a promoção dos direitos humanos, o acesso à Justiça e a ampla defesa. O acordo foi renovado em 2022 por mais três anos. A parceria tem correlação direta com a Agenda 2030, na promoção do Estado de Direito e na garantia de igualdade para todos.

Participaram da reunião o defensor público-geral em exercício, Fernando Mauro Junior; a defensora Roberta Pires Alvim, secretária de ações estratégicas da DPU; o defensor Gustavo Zortéa, membro observador da DPU no Comitê Nacional para Refugiados (CONARE); o defensor Matheus Alves do Nascimento, coordenador do Grupo de Trabalho Migrações Apatridia e Refúgio da DPU; e as servidoras Ilana Szabo e Letícia Sá, da Assessoria Internacional (AINT) da DPU. Presentes pela ACNUR estavam Davide Torzilli, atual representante do ACNUR no Brasil, e os oficiais de proteção Silvia Sander e Diego Meriguetti.

DCC/ACAG
Assessoria de Comunicação
Defensoria Pública da Uniãov