DPU – Direitos Humanos

Notícias

Em webinário, DPU lança painel de dados e debate ações itinerantes alinhadas à Agenda 2030

Brasília – Nesta quinta-feira (23), a partir das 17 horas, a Defensoria Pública da União (DPU) vai realizar um webinário com o tema “Ações Itinerantes da DPU em linha com a Agenda 2030”. O objetivo é apresentar e debater questões atinentes às novas regras para as ações itinerantes e resultados referentes as ações promovidas nos últimos anos. O evento virtual será aberto ao público e transmitido pelo canal da Escola Nacional da DPU no YouTube.

Evento virtual será transmitido no canal da Escola Nacional da DPU no dia 23/05, a partir das 17h

Durante o webinário também serão lançados o painel interativo de dados Ações Itinerantes Descentralizadas em 2022 e 2023 e o programa DPU nas Comunidades, que, por meio da Portaria nº 524/2024, estabelece os procedimentos e critérios para as ações itinerantes a serem realizadas pela instituição em 2024. A iniciativa é da Secretaria de Acesso à Justiça (SAJ) e da Assessoria de Projetos Especiais (APE), com o apoio do Projeto DPU em linha com a Agenda 2030, uma parceria da Defensoria Pública da União com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O defensor público federal e gestor do projeto, Ed Fuloni, destaca a importância do evento para tratar do levantamento de dados, resultados e eficiência das ações itinerantes nos últimos anos, além de debater o planejamento de 2024 para que a DPU possa atingir sua máxima eficiência, chegando as pessoas mais afastadas do acesso à justiça.

“Estamos diante de um cenário desafiador de um ponto de vista financeiro e orçamentário em todas as instituições públicas do Brasil. Então, precisamos otimizar os nossos gastos e ter o máximo de eficiência para alcançar o maior número de pessoas com o menor custo possível. Temos que saber quanto custou, quantas pessoas nós atendemos, aonde chegamos e que tipo de grupos vulnerabilizados nós atendemos mediante nossas ações itinerantes”, ressaltou Fuloni.

“Esse webinário serve para que possamos tratar tanto do levantamento de dados e dos nossos resultados, como também da nossa eficiência nas ações itinerantes nos últimos anos. Apenas tendo as informações do que já fizemos, quanto isso custou e quais resultados foram alcançados, nós conseguiremos fazer um bom planejamento para o futuro”, completou o defensor.

O evento será mediado pela defensora pública federal e secretária geral de Articulação Institucional, Charlene Borges. Já o lançamento do programa DPU nas Comunidades será feito pela defensora pública federal e secretária de Acesso à Justiça, Elisângela Côrtes. A pesquisadora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Lais Galinari, vai conduzir a apresentação dos dados referentes ao projeto DPU em Linha com a Agenda 2030.

*A atuação da DPU descrita nesta matéria está baseada no seguinte Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU):
16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União