Notícias
Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas: Terra, a mãe de todas as lutas
Brasília – “A mãe Terra é a mãe de todas as lutas”, disse Sônia Guajajara. Essa é a frase que melhor ecoa e representa o símbolo da resistência dos povos indígenas, a Terra. Este 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos indígenas, é um marco que reverencia as lutas e resistência dos povos originários, que desde a invasão do Brasil, conhecida por muitos como o “descobrimento”, passam por um processo de perseguição e negação de direitos.
Para marcar a data, a Defensoria Pública da União (DPU), instituição aliada às lutas dos povos indígenas, lança o primeiro episódio da série Demarc.Ação, cujo objetivo é difundir conhecimento em torno dos temas mais importantes das demandas, lutas e mobilizações indígenas.
Demarc.Ação significa: ação de demarcar. A palavra se divide em duas, que trazem duplos sentidos. Demarcar: é o verbo mais utilizado como expressão política e, na perspectiva indígena, significa proteção, garantia de vida e direitos. Ação: o substantivo se relaciona com as missões que a DPU realiza nos territórios e na ação de levar acesso à justiça e educação em direitos, bem como a promoção de direitos humanos aos grupos vulnerabilizados.
No primeiro episódio, Terra para os Povos Indígenas, é enfatizado o porquê de a terra ser uma base de luta para os povos indígenas e explicada a incansável reinvindicação por demarcação das Terras Indígenas.
Sobre o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas
A data foi sancionada como lei (11.696) em 12 de junho de 2008, e homenageia o líder indígena Sepé Tiaraju, liderança do povo guarani no Sul do Brasil, autor da conhecida frase “Essa terra tem dono!”. O 7 de fevereiro de 1756 é a data que marca a morte de Sepé, a sua luta e resistência é um símbolo para os povos indígenas.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União